Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Oceanário de Lisboa


Vasco - Mascote do Oceanário


Motivados pela poluição que ameaça gravemente a saúde dos oceanos, e devido à superexploração de recursos, em terra e no mar, os fundadores da EXPO'98 planejaram construir um aquário (exposição mundial do séc. XX, cujo tema foi "Os Oceanos, um Patrimônio para o Futuro").
Este deveria manter viva a mensagem da Expo‘98 e, ao mesmo tempo aumentar a oferta cultural e educacional do país. Assim nasceu o Oceanário de Lisboa, um aquário gigante totalmente dedicado aos oceanos e à sua conservação.




O Oceanário eternizou a ligação de Lisboa com o oceano.
Mais de 8 mil animais e plantas, de 500 espécies diferentes, e 7 milhões de litros de água salgada, numa exposição que surpreende em cada visita.

 


Todos os anos, cerca de 1 milhão de pessoas percorrem a sua exposição, tornando-o o equipamento cultural mais visitado de Portugal. Para além da excelência da exposição, que torna a visita única e inesquecível, o Oceanário pretende, ainda, promover o conhecimento dos oceanos, sensibilizando os cidadãos para o dever da conservação do patrimônio natural, através da alteração dos seus comportamentos.




Minhas impressões sobre o Oceanário

Para quem me conhece fica fácil saber porque tanta curiosidade com este lugar em específico. Minha ligação com o mar é algo muito mais intrínseco. De qualquer forma, é uma aventura.

Ainda na entrada nos deparamos com um grande esqueleto aquático feito a partir de latinhas – já mencionei que aqui a ecologia e reciclagem são muito fortes.






Mas não e só isso, conforme vamos subindo a rampa de entrada temos várias observações sobre os mares e oceanos, e seus habitantes, juntamente com um som oceânico muito bonito, nos transportando para dentro deste mundo aquático.

Aqui eles permitem fotografias, desde que tenha o flash desligado – ou deixaríamos os animais completamente doidos!!




Todo o complexo é construído ao redor de um grande aquário, onde podemos ver tubarões (!), arraias, peixes-pedra e várias outras espécies, tao perto quanto jamais poderíamos imaginar.

São dois andares onde vamos contornando este grande aquário, e passando pelos diversos ecossistemas, como a Antártida, e os Oceanos Pacífico, Índico, Atlântico, e as espécies que são únicas em cada um deles.



E o colorido dos corais é incrível! A variedade de vida deixa-nos completamente enlouquecidos – a mim pelo menos.




É realmente algo que vale a pena conhecer, principalmente porque não temos essa oportunidade sempre, mesmo tendo um dos ecossistemas mais ricos no Atlântico, nos falta essa consciência e organização.










Nenhum comentário:

Postar um comentário