Em Portugal o Outono e a chegada definitiva do tempo frio são comemorados no dia 11 de Novembro, Dia de São Martinho.
Neste dia, um pouco por todo o país, assam-se castanhas, bebe-se vinho novo e água pé e, em alguns pontos do país ainda há quem reúna familiares e amigos à volta de uma fogueira ao ar livre... Mas poucos sabem o real significado do Dia de São Martinho.
Começando pela história de São Martinho, reza a lenda que ‘num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado romano, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, temendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante... S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, pousou sua mão carinhosamente na do pobre e em seguida, com sua espada, cortou ao meio sua capa de militar dando metade ao mendigo. E, apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, preparava-se para continuar seu caminho, cheio de felicidade, quando subitamente a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor. Diz-se que Deus, para que não de apagasse da memória dos homens o ato de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso, chamado de Verão de São Martinho’.
O costume do Magusto, que tradicionalmente começava no Dia de Todos os Santos, é simultaneamente uma comemoração da chegada ao Outono e um ritual de origem religiosa: o dia de Santo Bispo de Tours (São Martinho) está historicamente associado à abertura e prova do vinho que foi feito em Setembro. O água pé é o resultado da água lançada sobre o bagaço da uva, de onde se retirava um pouco do mosto que aí se mantinha. Esta bebida pode ser consumida em plena fermentação ou, depois disso, adicionando-lhe álcool. Sim, diz o ditado popular ‘ no dia de São Martinho vai à adega e prova o vinho’. No fundo. Com o São Martinho e o Magusto comemora-se a proximidade da época natalina, e mais uma vez, a sabedoria popular é esclarecedora: ‘ dos Santos até o Natal, é um saltinho de pardal!’
São Martinho morreu há 1.600 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário